O que um profissional de Arquitetura faz?

Muitas pessoas acreditam que o papel do arquiteto resume-se às questões estéticas da construção civil. Grave erro. A Arquitetura é multifuncional, pois este profissional atua desde a organização das idéias, sonhos e almejos explicitados na primeira abordagem do cliente, até a supervisão das etapas mais complexas da obra como os projetos estruturais, de instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias... O arquiteto também se responsabiliza pelas questões legais da execução de uma obra, pois é sua obrigação zelar pelo funcionamento do edifício como um todo.

Durante sua formação acadêmica e nos tantos mais anos de prática, o profissional de Arquitetura aprende a organizar os espaços, buscando otimizar ambientes e custos. Ele sabe a melhor maneira de resolver as questões de circulação, iluminação, ventilação, entre outros, dentro do programa de necessidades estabelecido pelo cliente. Sempre aliado às preocupações com o entorno, sua formação também conta com conhecimentos urbanísticos e ambientais, os quais podem ser pautados pela sustentabilidade e acessibilidade.

Acreditamos que um bom profissional de Arquitetura planeja espaços cuidando da estética do projeto, pois pensa nos mínimos detalhes que marcam qualquer construção. Porém nem sempre isto implica em custos onerosos, geralmente o ponto crucial do projeto é pautado na forma X função, desmistificando a ‘fama’ de que arquitetos criam obras com custos exorbitantes.

villaçaarquitetura  

Arq. Carolina Villaça