Decorando a casa para o natal

  1. Cercado de simbolismos religiosos e culturais, o Natal é sem dúvida uma das festas mais comemoradas em todo o mundo. No Brasil a tradição de enfeitar a casa, receber a família e trocar presentes é quase que unanime. Preparar uma bela ceia e decorar a casa não necessita de uma superprodução, confiram algumas dicas!

     As tradicionais guirlandas usadas para saudar os visitantes, ganham um ar mais contemporâneo sendo substituídas por pingentes de bolas de natal pendurados na maçaneta da porta de entrada. Você pode combinar vários tamanhos e cores de bolas com fitas de cetim.

     A decoração da mesa da ceia fica mais caprichada dispondo velas e um belo arranjo central, que pode ser feito combinando flores e bolas decorativas com uma fruteira ou travessa de metal. Caso sua toalha de mesa seja muito decorada, dê preferência às louças mais simples. Um aparador auxilia na organização dos comes e bebes. Um belo jogo de copos e taças faz toda a diferença na mesa. 

    Além da tradicional árvore de natal, outros enfeites podem ser dispostos pela casa. No mercado há uma infinidade de opções, são bolas em diferentes formatos (gotas, estrelas, vazadas, de patchwork...), bonequinhos de papai Noel, anjinhos, presépios, velas... As cores mais utilizadas ainda são o vermelho e o verde, e os tons metálicos como o dourado dão um ar mais sofisticado. 

    Para criar um cenário mais descontraído e ao mesmo tempo nostálgico vale espalhar fotos de natais antigos. Estas fotos podem ser dispostas em pequenos varais de fita de cetim, juntamente com outros enfeites natalinos. Dispor enfeites nas cadeiras da mesa de jantar é um mimo para os convidados. Móbiles e vasos com bolas decoradas arrematam a decoração da casa.

  2. Natal_1
  3. Natal_2

villaçaarquitetura  

Arq. Carolina Villaça